Atália Tivane: “Quando se tem um sonho, é preciso correr atrás e realizá-lo. Foi o que aprendi e fiz”.

Jovem de 22 anos, Atália Tivane sempre sonhou em ser estilista, mas não tinha as ferramentas necessárias.

Em 2022, incentivada por uma amiga, decidiu integrar a Determinada-Resiliente-Empoderada Mentorada – Livre do HIV – Segura (DREAMS), uma componente do projecto USAID FILOVC-OCSIDA, financiado pela USAID Moçambique.

Durante mais de seis meses, ela e outras raparigas beneficiaram-se de sessões de capacitação em matéria de empoderamento económico da mulher e rapariga, assim em métodos de prevenção do HIV, casamentos prematuros.

“Foram meses de muito aprendizado; tudo o que aprendi implemento até hoje”, afirma Atália Tivane.

E porque o seu sonho de se tornar estilista falou mais alto, Atália tomou outra decisão que mudou radicalmente a sua vida: decidiu formar-se em corte e costura, um sonho que se tornou realidade.

“Desde pequena quis ser estilista e ver as pessoas vestindo roupas assinadas por mim. Por isso, quando tive essa oportunidade, não pensei duas vezes em entrar no projecto modelo SIYAKHA, implementado dentro do DREAMS, que visa promover a resiliência económica das raparigas com idades compreendidas entre 15 e 24 anos, através de cursos vocacionais, apoio na inserção em estágios pré-profissionais e orientação para o mercado de trabalho.”

Não pensou duas vezes para se inscrever e, também, não levou muito tempo para aprender a juntar os tecidos, manusear a máquina de costura e fazer a sua primeira blusa.

“Lembro que era difícil costurar, mas como eu queria muito e sempre foi um sonho, não desisti. Em duas semanas de aula prática, comecei a costurar e a minha primeira peça foi uma blusa que guardo como recordação”, lembrou, com um sorriso no rosto e olhar voz emocionada.

Durante os três meses de curso, Atália Tivane acumulou aprendizado e hoje exerce essa profissão, sendo uma referência no seu bairro.

“Parece mentira, mas não paguei nenhum valor; todo o curso foi gratuito. Logo que concluí, fui atribuída um kit para iniciar o meu negócio. Hoje, todos no terceiro bairro aqui em Chókwè me conhecem e fazem suas roupas comigo. Isso é gratificante, porque sei que valeu a pena passar pelo DREAMS.”

Não só os residentes do terceiro bairro conhecem Atália Tivane. Hoje, ela faz encomendas para algumas empresas e organizações locais, como a OCSIDA, que encomendou mais de 360 sacolas.


“Só me resta agradecer à OCSIDA pela oportunidade que me deu e incentivar as outras raparigas a não desistirem dos seus sonhos e a lutarem muito, pois o futuro nos reserva coisas boas.” 


Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top